Como escolher a melhor carreta cegonha? Confira!

5/5 - (1 vote)

Um dos veículos que é bastante usado para o transporte de veículos é o caminhão cegonha, portanto, é necessário saber escolher a melhor carreta para fazer esse tipo de frete.

Por isso, antes de comprar seu caminhão, procure saber mais detalhes sobre o caminhão cegonha, para que ele serve, quais suas principais características, vantagens e desvantagens e qual o modelo ideal.

Muitas transportadoras precisam ter o caminhão cegonha para realizar o transporte de veículos, como motos e carros de passeio.

Nesse transporte de veículos, como transporte de veículos cegonha, existem custos e diversos outros detalhes que precisam ser levados em conta, principalmente os que são ligados à manutenção do caminhão e fretes. Para escolher a melhor opção, é necessário que o comprador se baseie no custo-benefício de médio e longo prazo para a transportadora.

Defina o caminhão cegonha

Na hora de contratar uma cegonha, é importante entender o que é o caminhão-Cegonha. Efetivamente, ele é um veículo longo que entra na categoria de veículos de carga usados para realizar o transporte de motos, ônibus e carros de passeio.

Esse tipo de caminhão deve seguir as normas definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para poder circular no Brasil.

As características básicas que o caminhão cegonha deve ter  são indicadas por algumas dessas regras, exemplo: a altura é de no máximo 4,96 metros, a largura é entre 2,60 metros e 3 metros e o comprimento pode variar entre 14 e 23 metros.

Quais as vantagens do transporte em caminhão-cegonha

São várias as vantagens em contratar um serviço de caminhão-cegonha. Uma delas é a principal é o fato desse veículo ser especializado no transporte de automóveis diversos. Veja a seguir quais os principais benefícios dele.

Segurança – O proprietário que escolhe este serviço está garantindo a segurança tanto para ele mesmo, quanto para uma empresa que tenha uma frota. O profissional que atua nessa área, segue à risca todas as normas nacionais de transporte.

Exemplo: é necessário respeitar os limites de horário de circulação e velocidade, sinalização e equipamentos de segurança, tudo que está previsto na lei.

Ademais, o cliente tem cobertura total contra roubo e sinistro que inclui acidente e prejuízo material por uma seguradora especializada.

Tecnologia de alta qualidade – outra grande vantagem em escolher o transporte em caminhão cegonha é em relação à tecnologia envolvida no decorrer do processo, a depender da empresa escolhida.

É necessário escolher um caminhão moderno e que seja bem equipado para garantir o perfeito estado dos veículos ao longo do percurso.

Para isso, o caminhão precisa possuir rastreadores e as rotas serão escolhidas com muito cuidado e pré-definidas antes da viagem começar efetivamente.

Profissional de excelência – a excelência dos profissionais que atuam nessa área também é uma grande vantagem para quem escolhe uma boa empresa que realize esse transporte.Os motoristas são efetivamente qualificados e experientes, além de terem autorização para exercer essa função.

Quais os cuidados os motoristas devem ter na estrada

Um dos cuidados que o motorista precisa ter na estrada com o transporte de caminhão-cegonha é a velocidade, ela é um dos principais cuidados. O motorista precisa circular na faixa dinâmica certa, visando estar em conformidade com as normas de circulação e conduta do trânsito.

Quais as diferenças entre o caminhão-cegonha e outros tipos de caminhões

O mercado possui caminhões de vários tamanhos. O que difere do caminhão cegonha para outros tipos de caminhão é apenas o peso transportado, de modo que eles sempre retornam vazios após a entrega ao cliente. Portanto, o caminhão-cegonha é bem valorizado no ato da venda.

Qual o valor do frete em caminhão cegonha

O Brasil é um país de divisões continentais, por isso, o preço dos fretes podem variar bastante. Em termos de números, o valor do frete vai depender de onde o caminhão cegonha estiver transitando, esse valor deve custar entre R$6.000,00 e R$19.000,00.

O caminhão cegonha transporta quantos veículos?

Para um caminhão cegonha o total de veículos transportados não pode ser mais do que 11. É importante ressaltar que essa regra vale para motos, e carros de menor porte; se a em vez de um hatch popular, o caminhão cegonha estiver transportando SUVS, o limite pode cair para 9.

Qual o limite de velocidade permitido para o caminhão cegonha

Geralmente, o limite de velocidade permitido para o caminhão cegonha é de 80 quilômetro por hora. Devido sua carga ser pesada, o caminhão deve ser fabricado em aço ou ferro. O caminhão cegonha não pode ultrapassar os 4,95 metros.

Quais os documentos necessários para o transporte

Para realizar o transporte de veículos com  segurança, é importante que a empresa prestadora do serviço tenha os documentos necessários para o trabalho. Veja quais são eles:

É necessário ter a nota fiscal eletrônica, o documento auxiliar de nota fiscal, o manifesto eletrônico de documentos fiscais, documento auxiliar do manifesto eletrônico de documentos fiscais, conhecimento de transporte eletrônico, responsabilidade civil do transportador rodoviário de cargas e o código identificador de operação de transporte.

Compartilhe: