Você sonha com a casa própria e quer aprender a como juntar dinheiro para comprar um apartamento? Não poderia estar em um lugar melhor!
Seja para comprar um apartamento à vista ou financiado, a chave está no planejamento financeiro, e com um pouco de disciplina e organização, quando menos imaginar, você terá as chaves do seu imóvel!
Para te ajudar, conversamos com especialistas e preparamos esse material com todas as estratégias para economizar e juntar dinheiro para comprar a tão sonhada casa própria!
Conteúdo
Como juntar dinheiro para comprar um apartamento?
Muitas vezes, o sonho de ter um apartamento fica adiado simplesmente porque as pessoas não sabem como juntar dinheiro para comprar um apartamento.
Se esse for também o seu caso, saiba que talvez seja a mais importante decisão da sua vida, e começar a tomar algumas ações a partir de hoje podem tornar seu sonho possível.
Por isso, veja dicas simples e fáceis de como tirar esse sonho do papel:
Saber qual é a sua situação financeira atual
Não tem como começar a se planejar para comprar um imóvel se você não tiver uma ideia clara de qual sua situação financeira atual e para onde o dinheiro vai.
A dica é montar uma planilha com todos os seus gastos mensais e compará-los com a sua receita, e com certeza, vai ficar surpreso com tantos gastos desnecessários.
Assim, você pode avaliar o que pode ser cortado ou as contas que pode diminuir, de forma a sobrar alguma coisa ao final do mês.
Ao adotar novos hábitos, isso se reflete diretamente no seu bolso. Por exemplo, usar com inteligência o cartão de crédito e evitar ao máximo as compras por impulso.
Ou pesquisar por outro pacote de TV a cabo, porque você provavelmente não assiste a todos os canais.
Trace metas
Como o seu objetivo é comprar um apartamento, você deve estabelecer metas para alcançar seu objetivo.
Quanto que poderia economizar todos os meses para isso? E por quanto tempo?
Apenas tome cuidado para não comprometer seu orçamento, pois não adianta reservar um determinado valor e deixar de pagar uma conta ou se endividar.
Um outro ponto é que você não precisa ter todo o valor para comprar à vista o imóvel, mas pelo menos a entrada, que corresponde a cerca de 20% do valor do imóvel.
Além disso, vale separar um pouco mais porque você vai ter despesas com certidões e outros documentos.
Vale lembrar que quanto maior for o valor da entrada, menores as taxas de juros. Portanto, tente separar pelo menos 30% da sua renda, que por sinal é o valor da parcela do financiamento.
Faça seu dinheiro render
Foi-se o tempo que podíamos deixar o dinheiro guardado embaixo do colchão. Hoje, em razão da inflação, seu dinheiro não pode ficar parado.
Você encontra vários tipos de investimentos, e seria interessante buscar um investimento de acordo com o seu perfil.
Existem sites de corretoras onde é possível descobrir o seu perfil de investidor e até sugestões de aplicações.
E há quem pense que investimento é só para pessoas com alta renda. Saiba que a partir de R$ 30,00 já é possível investir, que é o exemplo do Tesouro Direto.
Portanto, encontre um investimento que faça o dinheiro trabalhar para você!
Considerações finais
Se você achava que era impossível aprender a como juntar dinheiro para comprar um apartamento, viu que é bem mais fácil do que imaginava.
A chave de tudo está em um planejamento financeiro, pois tudo começa quando você organiza as suas finanças, sempre com o objetivo de sobrar alguma quantia no final do mês.
Mas com disciplina, foco e determinação, você conseguirá finalmente comprar seu tão sonhado apartamento!