Lista de nomes bíblicos masculinos

4.9/5 - (51 votes)

Você procura por nomes bíblicos masculinos? De fato, muitos querem prestigiar grandes homens da Bíblia atribuindo aos seus filhos nomes bíblicos.

Sem dúvida, a fé e a religião sempre foram importantes para nossa sociedade e também para nossa vida espiritual. Nomes bíblicos masculinos transmitem essa religiosidade também para nossos filhos.

Contudo, você possa considerar que nomes do Antigo Testamento possam ser antiquados para o mundo moderno, mas a verdade é que estão cada vez mais populares ultimamente. Dados nos mostram que nomes como Moisés, Jonas, Abrahão estão cada vez mais sendo atribuídos às crianças.

Para os cristãos, também pensamos no Novo Testamento, com o surgimento de cada vez maior número de nomes bíblicos para as crianças, como Jõao, Tiago, José e Tomás. Estes nomes bíblicos de meninos tem sido amplamente utilizados ao longo dos últimos anos.

Por que escolher um dos nomes bíblicos para seu filho?

Sem dúvida, o tema central de toda religião é a tolerância e o amor ao nosso próximo. Obviamente, sabemos existem diversas outras religiões, e muitas delas, seguem outras doutrinas e filosofias fora da Bíblia.

No entanto, se nós pudermos ensinar nossos filhos a se concentrar sobre os valores fundamentais da religião, como o nome que você dá a eles, pode realmente ser uma fonte de inspiração e capacitação em tempos difíceis.

Tolerância religiosa deveria ser o tema central de qualquer boa religião. Afinal, é o que Deus espera de nós.

Como escolher um dos nomes bíblicos masculinos?

Nomes masculinos bíblicos: A Lista completa de nomes

Todos nós sabemos que temos as melhores intenções ao dar nomes bíblicos para nossos filhos, e os pais tem uma preocupação muito mais pelo significado do nome do que pela grafia.

No entanto, é precisamos nos guiar a utilizar um nome que não seja tão incomum em nossa sociedade.

Sendo assim, sempre vamos acreditar que nomes bíblicos são sempre lindos. Neste nosso artigo, vamos te indicar os principais nomes bíblicos masculinos.

Lista dos Nomes Bíblicos masculinos mais buscados

Agora, separamos a lista dos nomes da bíblia para meninos.

André

André é uma variante do nome grego Andreas, derivado do elemento aner, que significa “homem”.

No Novo Testamento, André foi um dos Doze Apóstolos e o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus.

Contudo, as origens do nome sejam Gregas, André é o santo padroeiro da Escócia e da Rússia, bem como da Grécia.

Clique aqui para ver o Significado do nome André.

Salomão

O nome Salomão é o nome de origem hebraica que significa “paz”.

Primeiramente, Salomão é um nome que evoca sabedoria e paz, é um nome do Antigo Testamento que, juntamente com outros clássicos patriarcais, está finalmente começando a perder sua longa barba branca e passo das páginas do Antigo Testamento.

Silas

Silas é baseado no nome Silvano, e os dois são usados como sinônimos na Bíblia. No Novo Testamento, Silas foi um dos principais membros da comunidade cristã primitiva que acompanhou Paulo em sua segunda viagem missionária.

Silvano era o deus romano das árvores e seu nome foi originalmente concedido a pessoas que viviam em áreas arborizadas ou que trabalhavam com madeira.

Caleb

Caleb tem duas potenciais derivações, a primeira sendo do hebraico kelev, que significa “cão”, e a Segunda dos componentes hebraicos kal e lev, juntos, que significa “coração inteiro”.

No entanto, no Antigo Testamento, o nome Caleb é um dos dois únicos israelitas antigos (Josué era o outro) que partiram do Egito para finalmente entrar na terra prometida.

Adão

Possivelmente o nome bíblico mais conhecido de toda nossa lista.

Adão é um nome do Antigo Testamento e, claro, a primeira criação masculina de Deus. Portanto, podemos considerar que o este nome masculino é clássico, significa filho da terra vermelha.

Noé

Noé foi derivado do nome hebraico Noach, que veio da raiz Noé, significando “descanso”.

Na Bíblia, Noé foi considerado o único homem justo de seu tempo, escolhido por Deus para sobreviver ao grande dilúvio enviado para punir o mundo.

Noé é, geralmente, um nome hebraico masculino, embora também seja encontrado como uma variante da ortografia do nome masculino Noah.

Levi

No Antigo Testamento, Levi era o terceiro filho de Leah e Jacó, de quem descendia a tribo sacerdotal de levitas.

Entretanto, no Novo Testamento, Levi era o nome dado a Mateus antes de se tornar apóstolo. Suspeita-se que Levi deriva da palavra hebraica yillaweh, que significa “ele vai se juntar.”

Abel

Significa “névoa” ou “vapor”.  É um nome masculino de origem hebraica.

James

James é uma derivação em Inglês do nome hebraico Jacob.

James é um nome bíblico masculino bastante utilizado nos países de lingua portuguesa.

Omar

O nome Omar é o nome masculino bíblico de origem árabe que significa “florescente, próspero; eloquente”.

Sem dúvida, Omar tem uma mistura perfeita de familiaridade, com a adição de uma inicial forte e aberta.

Tobias

Tobias é a forma grega do hebraico Tobiah, que foi derivado do nome Toviyah.

Toviyah foi criado a partir dos elementos tov, que significa “bom” e yah, representando o Deus Hebraico.

Tobias é o nome de várias figuras bíblicas, mas está principalmente associado com a história de Tobias e o anjo.

Josias

Josiah é derivado de Yoshiyahu, um nome hebraico dos componentes yoshi, que significa “apoio”, e Yahu, referindo-se ao Deus Hebraico.

No entanto, no Antigo Testamento, Josias era um rei de Judá, com oito anos de idade, depois que seu pai, Amon, foi assassinado. Josias é uma variação Latina relacionada que é encontrada em algumas traduções bíblicas.

Ethan

Ethan deriva do nome hebraico Eitan. Há vários Etanos no Antigo Testamento, o mais proeminente dos quais, Ethan, O Ezrahita, é elogiado por sua sabedoria. Variações internacionais incluem Etan andizhan.

Tomé (ou Thomas)

Tomé é a variação grega do nome aramaico Ta’oma, e sem dúvida, é um dos nomes bíblicos masculinos mais usados.

Isso aconteceu porque havia muitos apóstolos chamados Judas, Jesus renomeou um Tomé, que significa “gêmeo”. Foi dado este nome para distingui-lo de Judas Iscariotes e Judas também conhecido como Thaddeus.

No início, era usado apenas para padres.

Balthazar

Significa “salve a vida do rei”, “salve a vida do senhor”.

Lucas

Lucas é a derivação Latina do nome grego Loukas.

O significado do nome refere-se a Lucânia, um território antigo no sul da Itália. Lucas é relacionado com os nomes de Lucas e Luca.

No entanto, Lúcio e Luciano derivam de uma raiz diferente e têm um significado diferente.

Simão

Simão é puro e simples, e um nome do antigo e do Novo Testamento, genuíno, fazendo de Simão, uma escolha elegante.

Entretanto, na Bíblia, Simão era o segundo filho de Jacó e Lia e o nome original de São Pedro, bem como o nome de várias figuras do Novo Testamento.

Jesus – um dos nomes bíblicos masculinos mais conhecidos

Sem dúvida, este nome é um dos mais conhecidos nomes bíblicos.

O nome Jesus é um nome masculino de origem hebraica que significa “o Senhor é a salvação”. O Novo Testamento cristão é voltado exclusivamente para Ele e seus ensinamentos.

Jonas

Jonas, o nome do profeta do Antigo Testamento que foi engolido pela baleia, apenas para emergir ileso após três dias.

Podemos dizer que, cada vez mais apreciado pelos pais à procura de um nome bíblico masculino.

Miguel

Miguel foi derivado do nome Mika’el, que vem da pergunta retórica mī kā’ēl, que significa “Quem é como Deus?” em hebraico.

Em primeiro lugar, Miguel é o arcanjo que levou os outros anjos à vitória em uma guerra contra Satanás, um dos dois únicos Arcanjos (o outro é Gabriel) reconhecidos por judeus, cristãos e muçulmanos.

A popularidade generalizada de Michael Jackson e Michael Jordan foram os principais contribuintes para o seu sucesso de longa data.

Isaque

Isaque evoluiu do nome Yitzchaq, derivado da palavra hebraica tzachaq, que significa “rir”.

No Antigo Testamento, Isaque era o filho há muito esperado da idosa Sara e de Abraão de 100 anos, tão velho que as suas notícias provocavam risos, dando ao nome o seu significado.

Ainda assim, Isaque é um nome masculino usado como um nome próprio entre judeus, cristãos e muçulmanos.

João

O nome João é um dos nomes bíblicos masculinos mais vistos do nosso site. De origem hebraica que significa “Deus é gracioso”.

João é um derivado do nome hebraico Yochanan através do nome latino Iohannes, ele próprio vindo do grego Ioannes.

João é um nome chave no cristianismo primitivo, carregado por João Batista, João Apóstolo e João Evangelista, mais 84 Santos e 23 papas, bem como reis e inúmeros outros notáveis ilustres.

Jacó

Jacó vem do nome latino Iacobus, que foi derivado do nome hebraico Ya’aqov.

Anteriormente, dentro do Antigo Testamento, Jacó era um dos patriarcas mais importantes das tribos de Israel. Ele era o filho mais novo de Isaac e Rebecca e o irmão gêmeo de Esaú, bem como o marido de Leah e Rachel. As 12 tribos de Israel evoluíram de seus 12 filhos.

Rafael

Rafael é um nome de arcanjo que soa tanto artístico quanto poderoso.

Rafael é também uma grande escolha intercultural, com significado para as pessoas com raízes latinas e judaicas, além de muitas bases no mundo de língua inglesa.

Eliot

Significa “Jeová é meu Deus”. É um nome mencionado no Antigo Testamento como um profeta que viveu durante o século IX a.C. no reino de Israel.

Saul

O nome Saul é o nome de origem hebraica que significa “orou por”.

Primeiramente, Pais judeus em particular, podem ser atraídos para este calmo, nome do primeiro rei de Israel e o nome de São Paulo antes de sua conversão.

Ezequiel

Ezequiel é derivado do nome hebraico Yechezqel, composto dos elementos chazaq, que significa “fortalecer” e ” el, referindo-se a Deus.

Ezequiel é um profeta proeminente no Antigo Testamento e o autor do Livro de Ezequiel, prevendo a queda de Jerusalém e a eventual reabilitação de Israel.

Benjamin

Benjamin é derivado do nome hebraico Binyamin, dos elementos ben, que significa “filho” e yamin, “mão direita”.

No Antigo Testamento, Benjamim era o mais novo dos doze filhos de Jacó e Raquel no Livro de Gênesis, e foi um dos fundadores das doze tribos de Israel. Os apelidos de Benjamin incluem Ben, Benny, Benji e Benno.

Samuel

Samuel foi derivado do nome hebraico Shemu’el, significando “dito por Deus”.

Primeiramente, no Antigo Testamento, Samuel era um dos grandes juízes e profetas dos israelitas, destinado a uma vida santa desde o nascimento. Ele estabeleceu a monarquia hebraica, ungindo Saul e David como reis.

Pedro

Pedro é derivado do grego Petros, que significa “pedra” ou “pedra”. Também um dos nomes bíblicos masculinos mais procurados em todo o site.

Uma das figuras mais importantes da hagiografia Cristã é São Pedro, guardião das Portas do céu. Nascido Simon bar Jonah, recebeu o apelido de Pedro por Jesus, para significar que ele seria a Pedra Sobre a qual Cristo construiria o cristianismo.

Séculos depois, houve Pedro, o grande, o czar, que desenvolveu a Rússia como uma grande potência europeia.

Mateus

Mateus é um nome clássico, Mateus significa dom de Deus.

Ele nunca sai de moda. Na Bíblia, Mateus foi o apóstolo que escreveu o primeiro Evangelho de Jesus.

Lúcio

Lúcio é um antigo nome de clã romano que tem muita ressonância religiosa e literária, mas ainda é vital hoje.

Como resultado, era o nome de três papas, aparece em várias peças de Shakespeare, e, como todos os nomes que começam com ” luc ” se relaciona com a palavra latina para light.It foi um dos poucos nomes usados na Roma antiga.

Elias

Elias é nome do profeta que foi para o céu em uma carruagem de fogo, Elias é um nome bíblico de menino muito significativo. Tem aumentado em popularidade desde que as celebridades lhe fizeram favores pelos seus nomes de bebês.

Nathan (ou Natã)

Nathan foi derivado do nome Natan, que veio do verbo hebraico natan, que significa “deu”.

No Antigo Testamento, Nathan era o nome de um profeta e também o de um dos filhos do rei Davi. Nathaniel e Jonathan são nomes relacionados.

Gabriel

Gabriel foi derivado do nome hebraico Gavri’el, tirado dos elementos gever, significando “forte”, e ‘el, em referência a Deus.

Nas religiões abraâmicas, Gabriel é o arcanjo que anunciava a notícia do nascimento de Jesus, e aparece em textos cristãos, judeus e muçulmanos. Ele preside o paraíso, servindo como o anjo da Misericórdia, vida, alegria, julgamento, verdade e sonhos.

Jeová

Significa “Eu sou”, “Deus” ou “aquele que traz à existência a tudo que existe”.

Josué

Josué foi derivado do nome hebraico Yehoshu’a, das raízes yeho, referindo-se a Deus, e yasha’, que significa “salvar”.

Josué tem relação com o nome Jesus, que vem do Aramaico variação Yeshu xiitas.

Uma figura importante no Antigo Testamento, Josué foi o sucessor de Moisés, que finalmente levou os Israelitas para a Terra Prometida, inspirando o hino “Josué Ajuste a Batalha de Jericó.”

Jericó

O nome Jericó é nome de lugar bíblico com um toque de trombeta e força.

Emmanuel

O nome Emmanuel é o nome de um menino de origem hebraica que significa “Deus está conosco”.

Emmanuel, escrito com um ou dois “m”, era popular entre os primeiros imigrantes judeus, até que o apelido exagerado Manny o fez desaparecer. Agora, este importante nome bíblico está sendo revivido em sua plena glória.

Na Bíblia, Este é o nome dado ao Messias prometido, na profecia de Isaías. O nome é popular na Espanha como Manuel; o nome do filósofo alemão é escrito Immanuel Kant.

Jair

O nome Jair é o nome de um menino de origem hebraica que significa “ele brilha”.
No Antigo Testamento, Jair é filho de Manassés e juiz dos israelitas.

Zacarias

O nome Zacarias é o nome de um menino de origem hebraica que significa “o Senhor se lembrou”.

Zacarias é um nome que estava em uso bastante regular pelos puritanos do século XVI. Mas por mais estranho que possa parecer, Zacharias agora parecem mais au courant do que Zachary.

Uriel

O nome Uriel é o nome de um menino de origem hebraica que significa “Deus é a minha luz”.

É o nome de um arcanjo do Antigo Testamento que é simbolicamente dado a meninos nascidos durante Chanukah.

João Batista

João Batista significa “aquele que batiza com a graça de Deus”. João Batista foi o responsável pelo Batismo de Jesus.

Messias

Significa “o ungido”. Vem do hebraico meshiha, que significa “o ungido”.

Saulo

Significa “aquele que foi muito desejado” ou “Aquele que foi conseguido através de orações”.

Levi

Levi-uma escolha elegante com raízes tradicionais, Levi foi dado nome a Mateus no Novo Testamento antes de se tornar um apóstolo.

Conclusão

Este foi nosso artigo sobre os nomes bíblicos masculinos para que você possa escolher qual deles irá nomear seu filho.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais favoritas.

Compartilhe: