Nomes de constelações femininas

Escolher um nome para uma criança pode ser um processo bastante difícil para algumas mães e papais de primeira viagem e é preciso se atentar a alguns pontos.

É preciso escolher algo que tenha significado para os papais, expressando algo positivo pois o nome será carregado durante toda a vida e pode influenciar tanto na forma como você enxerga a criança, como outras pessoas a enxergam ou como ela enxergará a si própria. 

É preciso pensar também se o nome combinava com o sobrenome e nos possíveis apelidos que a criança terá para que no final ela acaba não passando nenhum constrangimento em função disso enquanto cresce. 

Por que dar escolher nomes de constelações femininas?

Muitos pais de primeira viagem optam por honrar tradições familiares e repetir nomes de entes queridos enquanto outros pais optam por escolher nomes mais exóticos e diferentes. Uma dessas possibilidades é o nome de constelações femininas. 

As constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas e deuses. As constelações também desempenharam importante papel durante as navegações, pois eram usadas como orientação e nem todas as estrelas pertencentes a essas constelações tem nome popular ou comum. 

De uma forma geral as estrelas têm sua classificação de acordo com a constelação à qual pertencem mas vem sendo nomeadas desde a pré-história por diversas civilizações e por isso muitas delas tiveram nomes diferentes em cada local do globo. Alguns nomes acabaram se consolidando principalmente os que remetem a importantes marcos culturais dos gregos, latinos e árabes e tal nomenclatura se perpetuou até hoje. 

De toda forma, com a globalização foi preciso unificar um sistema de catalogação e o que foi escolhido é que as estrelas mais brilhantes e conhecidas teriam um nome padronizado para qualquer país, para que assim qualquer pessoa pudesse identificar uma determinada estrela ou constelação, não importando de qual cultura ou local o astrônomo que a descobriu era proveniente. 

Atualmente, muitos desses nomes de constelações ou nomes de estrelas são utilizados para outras finalidades como para nomear os filhos, nomes de empresas, etc.

Confira neste artigo algumas das possibilidades e o que cada uma delas representa!

Adhara

Este é um nome bastante incomum, mas não deixa de ser encantador para meninas. O nome é de origem hebraica e o significado atribuído é de “donzela” mas outras traduções remetem ao termo em sânscrito, podendo significar “suporte” ou “base”.

O nome de constelações femininas remete a estrela da constelação Cão Maior, sendo considerada a segunda mais brilhante da constelação, mesmo sendo a última estrela. Outros países acabaram adotando outras versões desse nome como Odara, que pode ser derivada do Hindu, trazendo o significado de “tranquilidade” ou “paz”. 

Altair

Altair é um nome de origem árabe e seu significado é “aquele que voa”. A estrela remete à constelação águia, fazendo com que o significado tenha bastante a ver com a constelação a qual a estrela pertence.

Você pode achar que esse nome soa masculino mas na verdade é unissex, podendo ser um nome de constelações femininas.

Maia

Maia é um nome de constelações femininas de origem grega que pode significar “mãe de todos”, água ou remeter a deusa da primavera e fecundidade.

Esse nome não possui um significado padrão, mas é possível notar que todos eles remetem à esperança e florescimento. A estrela é a terceira mais brilhante da constelação conhecida como Taurus, do aglomerado Plêiades.

Maia também remete a um personagem da mitologia grega que era uma das plêiades (as sete filhas de Atlas e de Plêione, a filha de Oceano), juntamente com Electra, Merope, Tagete, Alcíone, Celeno e Astérope

Meissa

Meissa é um nome de constelações femininas de origem árabe e pode significar “mancha branca”.

A estrela é pertencente à constelação Órion e o nome é bastante incomum remetendo à personalidades fortes.

Vega

Vega é um nome de constelações femininas tendo origem ibérica e possui um significado que remete à fertilidade. A estrela pertence à constelação Lira.

Mérope

Mérope é um nome de constelações femininas de origem grega e com o significado de “máscara de mel”.

A estrela pode ser encontrada na constelação Taurus mas também remete a um personagem da mitologia grega que era uma das plêiades (as sete filhas de Atlas e de Plêione, a filha de Oceano), juntamente com Electra, Maia, Tagete, Alcíone, Celeno e Astérope.

Zaniah

Zaniah é um nome de constelações femininas de origem árabe com um significado de “ângulo” principalmente por remeter a sua localização na constelação Virgo.

O nome apresenta frescor, carisma e personalidade.

Nashira

Nashira é um nome de constelações femininas de origem árabe que significa “trazer boas notícias. A estrela fica localizada na constelação de capricórnio e é um nome bastante incomum, mas que não é extravagante e representa doçura. 

Estela

Estela é um nome de constelações femininas de origem latina que significa “estrela”. Esse nome é mais abrangente e não remete a nenhuma estrela em nenhuma constelação específica, mas de toda forma é um nome bastante doce e auto-explicativo.

Alcione 

Alcione é um nome de constelações femininas de origem grega, porém não possui nenhum significado específico.

Alcione é uma das estrelas da constelação Taurus e remete a um personagem da mitologia grega que era uma das plêiades (as sete filhas de Atlas e de Plêione, a filha de Oceano), juntamente com Electra, Maia, Tagete, Mérope, Celeno e Astérope.

Carina

Carina é nome de constelações femininas que fica localizado no hemisfério celestial sul, localizado no meio de uma das jazidas mais ricas da Via Láctea.

A  constelação tem uma das estrelas mais brilhantes da galáxia, a Canopus. Carina significa “querida” ou “pura”. Carina é um nome predominantemente feminino e que se originou a partir do latim carinus, um diminutivo da palavra carus, que significa “querido” ou “amada”.

 , 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
21 − 12 =