Preciso ter o Ensino Superior Para ser um Corretor de Sucesso?

5/5 - (1 vote)

A primeira coisa que você tem que saber é o seguinte: Não é necessário se tornar corretor de imóveis para ter garantia de sucesso neste setor. A maioria dos corretores de sucesso e talento do mercado têm somente o ensino médio

Porém, dependendo da imobiliária e da proposta que te for feita, ter um diploma de ensino superior poderá ajudar você a ter mais chances num desempate para ser empregado. A maioria das imobiliárias que registram seus funcionários exigem curso superior.

Se deseja ser corretor, preencha os seguintes requisitos:

  • maior de 18 anos;
  • ensino médio completo;
  • ter concluído o curso profissionalizante de TTI para fazer o registro no CRECI.

Formação em Administração

É necessário ter formação superior para ser um corretor de imóveis?

Se você deseja abrir a sua própria imobiliária, ter o curso de Administração poderá te ajudar a abrir seu negócio e principalmente gerir ele. Principalmente porque, isso irá te ajudar a abrir e atingir sucesso em sua imobiliária, ou carreira autônoma.

Mas, vale lembrar que ter o curso superior em administração não é obrigatório para atuar na profissão e nem para se ter uma imobiliária. Você poderá fazer cursos técnicos de gestão direcionados para o segmento de administração, o que poderá te ajudar muito.

No meio de Corretores de Imóveis existem pessoas formadas em: Comunicação, Direito, Vendas e até Engenharia.

Capacitação tecnológica

Existem hoje muitas ferramentas que podem auxiliar o trabalho do Corretor de Imóveis, principalmente softwares de gestão e CRM. Estas soluções ajudam o profissional a gerenciar e escalar o seu negócio, porém, ter noções básicas de tecnologia são necessárias para operar estes sistemas intuitivos.

Sendo assim, o mercado evolui rapidamente e constantemente, e se o corretor souber usar ela como sua aliada, você poderá aproveitar ela para obter novas possibilidades de captação de clientes e de novas e potenciais formas de venda.

Quanto mais conhecimento na área, maiores serão as suas chances de sucesso no mercado imobiliário.

CRECI e COFECI – Ter registro é obrigatório!

COFECI – Conselho Federal de Corretores de Imóveis – Este órgão é o responsável pela fiscalização e regularização das atividades no Distrito Federal.

CRECI – Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis – Este órgão está presente em vários estados brasileiros para exercer a atuação local e é obrigatório você ter registro nele.

Para se tornar um corretor é obrigatório seguir o curso de TTI e fazer o registro junto ao CRECI, para assim, estar regulamentado e podendo atuar no mercado.

Procure um bom curso de formação na área, para te dar todos os conhecimentos necessários para atuar como Corretor, como por exemplo:

  • TTI – Técnico em Transações Imobiliárias – Duração de 3 meses a 1 ano;
  • Faculdade de Ciências Imobiliária – Duração de Cerca de 4 Anos Para Formação;
  • Gestão em Imobiliária – Duração de cerca de 2 anos.

O primeiro curso citado, o TTI, poderá ser feito de maneira presencial ou totalmente a distância dependendo da instituição e do que o aluno optar, que for mais confortável ou que se encaixe melhor em seus horários.

Procure também uma instituição renomada, para que assim, você possa ter credibilidade como corretor no mercado de atuação. Vai aí uma dica: Procure o CRECI local ou Sindicato dos Corretores e colha informações de instituições reconhecidas que ofereçam cursos atualizados sobre os cenários do setor.

Vale lembrar que você irá despender o seu suado dinheiro para cursar e atuar neste mercado, sendo assim, não é um investimento baixo ou um investimento qualquer, por isso, procure uma instituição que lhe ofereça um curso de qualidade.

Como Fazer o seu Registro no CRECI?

Após concluir o curso e estar com o diploma em mãos, e tendo o estudo e estágio já praticado no setor, procure o CRECI da sua região, e dê entrada no seu pedido de registro e assim obter o seu certificado junto do número da sua inscrição.

Leve todos os seus documentos e colha as taxas obrigatórias. Após conseguir seu CRECI você poderá atuar nas seguintes funções:

  • Ser um Profissional Autônomo de Comércio de Imóveis;
  • Avaliar Imóveis;
  • Realizar compra, venda e locação de imóveis;
  • Se tornar correspondente imobiliário de algum banco, Exemplo: Caixa Econômica Federal;
  • Abrir sua imobiliária.

Vá em frente, a sorte está com você!

Compartilhe: