Significado de Aparecida


1. Introdução

Esta página se propõe a descrever o significado do nome Aparecida, bem como sua origem. Também é composta de referência histórica, contendo nome de personagens com o nome Aparecida, realçando mais seu significado. Ao final da página com o significado de Aparecida, você tem a opção de participar, escrevendo nesta página o que você achou do significado de Aparecida e de sua origem. Você também pode detalhar a personalidade do Aparecida que você conhece.

2. Significado de Aparecida

O significado de Aparecida é “homenagem à Virgem Maria”. Aparecida é um nome feminino de origem hebraica. Como você poderá observar nas referências históricas, o significado de Aparecida está ligado intimamente a religiosidade e a cristandade.

3. Referência histórica com o nome Aparecida

Referência religiosa:

  • Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou popularmente conhecida como Nossa Senhora Aparecida, é consagrada padroeira do Brasil, venerada pela Igreja Católica e seus fiéis. Nossa Senhora Aparecida é comumente representada por uma imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

    Há duas fontes sobre o achado da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma. A história foi registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, registro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá. Segundo os relatos, a aparição ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Dom Pedro de Almeida, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.

  • Arquidiocese de Aparecida foi criada pelo Papa Pio XII, no dia 19 de abril de 1958. O território da Arquidiocese de Aparecida foi originado do desmembramento da Arquidiocese de São Paulo e da Diocese de Taubaté.

Deixe um comentário