Significado de Fábia

Esta página se propõe a descrever o significado do nome Fábia, bem como sua origem. Também é composta de referência histórica, contendo nome de personagens com o nome Fábia, realçando mais seu significado.

Ao final da página com o significado de Fábia, você tem a opção de participar, escrevendo nesta página o que você achou do significado de Fábia e de sua origem. Você também pode detalhar a personalidade do Fábia que você conhece.

Significado de Fábia

Fábia

O significado de Fábia é “fava”. A fava traz o simbolismo da prosperidade para os romanos e era utilizada para dar sorte. A origem do nome Fábia é latina. O nome Fábia vem do nome Fábio.

A versão masculina deu nome Fábio a uma das maiores e mais influente família de Roma, que tem como ente mais famoso o general romano Fábio Máximo, originalmente chamado Quintus Fabius Maximus.

Referência histórica com o nome Fábia

  • Fábia Cardoso nasceu no Porto, a 26 de Agosto de 1988 e é uma cantora portuguesa.
  • Os Fábios eram os membros da gente Fábia, uma das mais antigas gentes patrícias da Roma Antiga. Tiveram um papel importante após a fundação da República Romana.
  • Quinto Fábio Máximo foi um político da gente Fábia da República Romana eleito cônsul por cinco vezes, em 233, 228, 215, 214 e 209 a.C. com Mânio Pompônio Matão, Espúrio Carvílio Máximo Ruga, Tibério Semprônio Graco (suf.). Foi nomeado ditador em duas ocasiões, em 221 e 217 a.C.. Era filho de Quinto Fábio Máximo Gurges, cônsul em 265 a.C., e pai de Quinto Fábio Máximo, cônsul em 213 a.C..

Deixe um comentário