Você quer saber mais sobre o significado de Iemanjá? Neste artigo, vamos falar sobre essa orixá tão importante para as religiões de origem africana.
Conhecida também como Padroeira dos Pescadores, Iemanjá é aquela que decide sobre o futuro daqueles que entram em seu território: o mar. No Brasil, este orixá mais festejado publicamente.
Também iremos falar sobre a origem do nome e também curiosidades. Aproveite e comente abaixo sobre o significado deste nome para você na barra de comentários no final desta página.
Veja também: Nomes Femininos.
Conteúdo
Significado do nome Iemanjá
Iemanjá é derivado do nome Yèyé omo ejá (Iorubá), que significa literalmente “Mãe cujos filhos são peixes”. Yemọjá em referência a um rio homônimo cultuado nos primórdios do culto deste orixá.
Sem dúvida, o nome Iemanjá nos traz a verdadeira função da maternidade e também nos mostra a proteção da divindade protetora da pesca. Iemanjá se mostra como guerreira e amante em diversos outros mitos.
Curiosidades com o nome Iemanjá
- O nome Iemanjá, como dissemos no artigo, significa “mãe cujos filhos são peixes”. Ela é filha de Oloku e foi casada com Oduduá, com qual teve filhos orixás.
- Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição no o sincretismo religioso.
- Na Umbanda, que se originou nos anos 1930, Iemanjá assume o papel de mulher branca, com vestido azul, com diadema na cabeça, e vestido de cor azul – cor associada à Nossa Senhora. No entanto, nos terreiros de candomblé e nos cultos da África, não há sincretismo religioso: Iemanjá se apresenta se apresenta como mulher preta e de seios fartos.
- A principal homenagem à Iemanjá acontece no dia 2 de fevereiro em Salvador, na Bahia. No Rio de Janeiro, seu culto é festejado no dia 31 de Dezembro, junto com a virada de ano. É comum ver oferendas ao mar.