Significado de Tupã

Avalie este post

Esta página se propõe a descrever o significado de Tupã, bem como sua origem. Também é composta de referência histórica, contendo nome de personagens com o nome Tupã, realçando mais seu significado.

Como você verá, Tupã é relacionado a deidade e a cultura indígena. É uma entidade da mitologia tupi-guarani. Além disso, você verá que a deidade Tupã é também relacionada a proteção dos humanos, um verdadeiro intermediário entre os homens e Deus.

Ao final da página com o significado de Tupã, você tem a opção de participar, escrevendo nesta página o que você achou do significado de Tupã e de sua origem. Você também pode detalhar a personalidade do Tupã que você conhece.

Sobre o significado de Tupã

Significado de Tupã é Progenitor.

O significado de Tupã é “Progenitor”. O nome Tupã vem do tupi-guarani tu’pã ou tu’pana. Tupã é um nome masculino e sua origem é indígena.

De acordo com a mitologia indígena, Tupã é cultuado como manifestação divina ou a própria divindade. Os índios acreditavam ser o deus da criação, o deus da luz, cuja morada, é no sol.

Tupã é responsável por controlar o tempo, o clima e os ventos. Os indígenas, temiam os sons dos relâmpagos, pois acreditavam que era manifestação de Tupã.

Referência histórica com o nome Tupã

Significado de Tupã e os raios
Significado de Tupã e os raios

Agora, você verá as principais referências e curiosidades do nome Tupã.

  • Tupã, como dito anteriormente, é uma manifestação divina ou deidade na mitologia indígena.  Os povos de língua tupi realizavam uma festa em louvor a Tupã. Tupã é relacionado também com o som do trovão, onde os indígenas acreditavam ser manifestações informando algum acontecimento futuro.
  • Tupã, além de informar presságios, serve não apenas como mensageiro. De acordo com a mitologia indígena,  ele é o intermediário entre o mundo dos homens e o divino. Também protege o humano de espíritos inferiores.
Compartilhe: