Significado de Mateus

Mateus é um nome com um significado especial, bastante ligado a questão religiosa.

Nesta página sobre o significado de Mateus, nós vamos descrever a origem e o real significado de Mateus. A página é composta por sessões cujas principais são: referências históricas, o significado e a parte interativa, onde você poderá falar sobre sua opinião sobre o significado deste nome.

A referência histórica mostra personagens renomados com o nome Mateus.

Imagem do evangelista Mateus

Imagem do evangelista Mateus

Significado de Mateus

O significado de Mateus é “Oferta de Deus”. Mateus é a forma tradicional em português de Matitias, que é uma tradução grega do aramaico מתי (Mattay, Maty).

Derivado do nome hebreu מתתיהו (Matatyahu, Mattathias) ou מתיתיהו (Matityahu, Mattithiah), Mateus significa “presente de Jeová” ou “dádiva de Jeová”.

O nome hebreu também pode ser escrito מתניהו (Matanyahu, Mattaniah). Nomes relacionados incluem נתניהו (Netanyahu, Nethaniah), e יהונתן (Yehonatan, Jonathan).

Como veremos na parte de referências, é um dos escritores dos Evangelhos da Jesus Cristo.

Referências e curiosidades com o nome Mateus

Vamos as principais referências com o nome Mateus.

  • Mateus foi um dos apóstolos de Jesus, após ter sido um coletor de impostos em Jerusalém.
  • Evangelho segundo Mateus (ou Evangelho de Mateus) é um dos quatro evangelhos canônicos e é o primeiro livro do Novo Testamento. É um livro que fala relata a vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré.
  • Jorge & Mateus é uma dupla de música sertaneja do Brasil, formada pelos cantores goianos Jorge Alves Barcelos e Mateus Pedro Liduário Oliveira
  • Mateus foi um escultor e arquiteto, artífice do Pórtico da Glória da catedral de Santiago de Compostela. Também é autor do coro pétreo da catedral.

Deixe um comentário