Significado de Pedro

Esta página se propõe a descrever o significado do nome Pedro, e também sua origem. No final da página, temos também as referências históricas envolvendo Pedro, realçando mais seu significado. Você também é convidado a participar na parte dos comentários no final da página, registrando o que você achou do significado de Pedro e de sua origem.

Você também pode detalhar a personalidade do Pedro que você conhece.

São Pedro, uma das principais referências para o significado deste nome

São Pedro, uma das principais referências para o significado deste nome

Como veremos, o nome Pedro é um nome bastante conhecido. Muitos pais nomear seus filhos por conta do seu significado, sonoridade forte e principalmente por conta do apóstolo bíblico.

Significado de Pedro

O significado de Pedro é “rocha”, ou “pedra”. A origem do nome Pedro é oriundo do latim Petrus.

O nome Pedro se popularizou na língua portuguesa, assim como Pietro do italiano e Pierre do francês. Também existem variações femininas como Pietra e Petra.

Referência histórica com o nome Pedro

Vamos visualizar agora os principais nomes cujo nome é Pedro.

  • São Pedro: De acordo com a bíblia, seu nome original não era Pedro. Era chamado de Simão. Aparece ainda uma variante do seu nome original, Simão Pedro, no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10:18) e na II Epístola de Pedro (II Pedro 1:1). No Evangelho de João, Jesus muda seu nome para Pedro.
  • Pedro I de Alexandria foi o Arcebispo de Alexandria entre 300 e 311. Considerado como santo pelas Igrejas Copta, Católica e Ortodoxa.
  • Pedro I, apelidado de “o Justo”, “o Cruel” e “o Justiceiro”, foi o Rei de Portugal e Algarves de 1357 até sua morte.
  • D. Pedro de Noronha foi o último rei da 1ª Dinastia, foi arcebispo de Lisboa (1424-1452) e uma das figuras mais poderosas da Corte da primeira metade do século XV.

Deixe um comentário